terça-feira, 10 de agosto de 2010

Açúcar Refinado, saiba o que ele é capaz de nos causar!

A maioria das pessoas cresce comendo "inocentemente" doces.
E a grande maioria contém muito açúcar branco, refinado. Desde pequenos, todos experimentam o açúcar: em gelatinas, em brigadeiros, nas papinhas, nos bolos, nos pães, no biscoito e por aí vai...
Se você fizer hoje uma lista de tudo que está comendo com freqüência pode se assustar com a quantidade de açúcar que ingere.
Mas afinal, é só um docinho. Qual o problema?
O grande problema está na ação do açúcar sobre o nosso organismo.
Sonia Hirsh em seu livro "Sem Açúcar, Com Afeto", explica que quando sentimos fome é um sinal de que a taxa de glicose no sangue baixou e tudo o que comemos se transforma em três coisas: proteína e gordura que constrói células e tecidos e glicose que se transforma em combustível para o corpo.
Para encurtar o enredo basta dizer que a glicose faz um belo caminho pela corrente sanguínea e pâncreas, libera insulina para ajudá-la a entrar nas células, segue pelo fígado, junta glicose e insulina para produzir glicogênio, uma fórmula energética, que fica à disposição do corpo para quando for preciso.
Se o estoque de glicogênio ficar muito baixo vem o cansaço e fraqueza.
Se o estoque ficar muito alto, o fígado devolve para corrente sanguínea e vira gordura que se acumula nos pneuzinhos da vida...Aumenta taxa de triglicerídeos e colesterol no sangue. Coração e rins passam a ser envolvidos e penetrados por camadas de gordura.
Lá nos intestinos, o açúcar alimenta fungos e vermes e destrói as bactérias que atuam na produção de vitamina B, necessárias à formação do ácido glutamânico que regula nossa atividade mental.
Deu para visualizar um pouquinho do estrago que o açúcar faz dentro da gente consumido em excesso e especialmente o açúcar refinado que junto com tudo isso carrega aditivos químicos?
A querida Sonia ainda fala sobre os estragos que o açúcar, esse docinho inocente, faz no sistema nervoso gerando sonolência, agressividade, dificuldade de concentração.
E além de todo esse "estrago" dentro do nosso corpo, o açúcar "alimenta" também a indústria. Aí tem outro fator: o açúcar dá a sensação de calmaria instantânea. Cai no corpo sem precisar ser digerido de forma complexa. Atua como "eixo" emocional que compensa aquela raivinha do trânsito, aquela briga com o chefe. Um chocolate na TPM, um docinho para compensar o stress.
E assim a nossa vida moderna e corrida vai sendo regada à açúcar, à remédios, médicos e uma sensação horrível de fadiga, de cansaço...
Alimentar-se é algo construído culturalmente e exige um belo esforço da gente mudar padrões culturais e estabelecidos...
Limpar o paladar e acostumar-se com alimentos sem excesso de açúcar é uma beleza! Olha só que coisa: você passa a sentir o sabor dos alimentos, de verdade!
Para degustar um doce mais saudável prefira o açúcar que não passou pelo processo de refinamento (cheio de químicas), tais como o mascavo, demerara, melado de cana.

Aliás, você sabia que 2 colheres de melado de cana têm 272 mg de cálcio, 102 mg de magnésio, 6mg de ferro, 1170 mg de potássio, 24 mcg de selênio e apenas 20 calorias?
Pois bem! Bora lá mudar hábitos e atitudes. Faz muito bem à saúde!

Dra Cristina Martins dá dicas de como evitar o excesso de consumo de açúcar. “Quando for consumir sucos, prefira não adoçar, aprenda a conhecer o sabor natural das frutas. Prefira as frutas da estação, são mais doces e saborosas. Para adoçar chás, cafés, outras bebidas e no preparo de doces, prefira mel, açúcar light com stévia (contém uma mistura de adoçante natural stévia com açúcar branco), adoçantes a base de stévia ou sucralose. Consuma fibras em sua dieta, elas auxiliam no controle da absorção do açúcar. Um exemplo, prefira uma barra de cereais, que contenha pelo menos 3 gramas de fibras, no lugar de um doce preparado sem fibras”.
Outro exemplo de alimento para evitar o açúcar é a biomassa de banana verde, que é um alimento poderoso que ajuda a controlar a glicose e auxilia no emagrecimento. A massa tem um gosto neutro e agradável. Confira algumas receitas com biomassa de banana verde.

http://www.nutcristinamartins.com/search/label/Biomassa%20de%20Banana%20Verde

http://naturebaecia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário