segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Nesta quinta-feira, o Barzinho Cultural apresenta um CineParede especial.
Trazendo alguns curtas-metragens do 21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.
O Barzinho Cultural participa do evento, como um dos locais de exibições pela cidade de São Paulo.

Apresentaremos sete curtas, começando por "Panorama Paulista 4" às 20h. E "Os anjos do meio da praça", "Visita à aldeia Guarani", "Interação", "Reencontro", "São Paulo Railway" e "Jardim Beleleu".

Para maiores informações sobre o 21º Festival de Curtas, acesse:
http://www.kinoforum.org.br/curtas/2010/

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

21º Festival Internacional de Curtas Metragens de SP


Em suas atividades, o Festival de Curtas procura incentivar e estimular ações de integração à cidade, com o propósito de descentralizar o acesso aos bens culturais.
Na cidade de São Paulo diversos grupos desenvolvem trabalhos consistentes na área audiovisual, seja produzindo, realizando oficinas, exibindo curtas - ou as mais diversas combinações dessas atividades. Em uma parceria inédita com o Festival de Curtas, os coletivos de audiovisual citados abaixo fizeram uma seleção de programas e realização exibições durante o evento.
Locais de Exibição:
Cinemateca Brasileira - Cinesesc - Museu da Imagem e Som - Centro Cultural São Paulo - Cine Olido - Espaço Unibanco de Cinema - Cinusp - Cineclube Grajaú
"Cinema na Comunidade" de 19 à 27 de Agosto de 2010.
Projeções abertas ao público: CINECRUSP, BARZINHO CULTURAL MONTE AZUL, MUCCA-Mudança com Conhecimento, Cinema e Arte, PONTO DE CULTURAL MUNDO EM FOCO, VENTO OESTE, NOSSA TELA e MASCATE CINECLUBE/ JAMAC CINEMA DIGITAL.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Barzinho Cultural 19.08.2010


Nessa semana no Barzinho Cultural, teremos a presença de 3 pratas da casa:
Costela Mendes, Atsushi Oshima e Igor Valentim. Eles se revezarão no palco e apresentarão releituras de nomes conhecidos ou não do grande público, além de canções próprias. Imperdível!!!!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Homenagem do Samba do Monte



Neste mês de agosto o Projeto Comunidade Samba do Monte, homenageou seus parceiros, que viabilizam a realização deste projeto.
E o Barzinho Cultural, foi homenageado também. Gostaríamos de agradecer o presente que recebemos do Samba do Monte.
O nosso presente ficará exposto em uma praleteira no Barzinho Cultural.
Fizemos uma entrevista, para um documentário, que futuramente o projeto lançará em um dvd de divulgação do Projeto Comunidade Samba do Monte.


Barzinho Cultural 12.08.2010




Nesta quinta-feira o Barzinho Cultural estará aberto para as apresentações do nosso público. Esta semana tem Tapete de Instrumentos. Portanto, traga seu instrumento, poesia, verso, roupa de dança entre outras. No Tapete de Instrumentos você pode se expressar como quiser, mostrando toda a sua criatividade.
Antes de abrirmos espaço, para as prováveis apresentações. teremos o nosso CineParede.
Esta semana será "surpresa" o curta-metragem que iremos vos apresentar.

Esperamos vocês, de braços abertos, a partir das 19:30h.

Divirtam-se!!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Açúcar Refinado, saiba o que ele é capaz de nos causar!

A maioria das pessoas cresce comendo "inocentemente" doces.
E a grande maioria contém muito açúcar branco, refinado. Desde pequenos, todos experimentam o açúcar: em gelatinas, em brigadeiros, nas papinhas, nos bolos, nos pães, no biscoito e por aí vai...
Se você fizer hoje uma lista de tudo que está comendo com freqüência pode se assustar com a quantidade de açúcar que ingere.
Mas afinal, é só um docinho. Qual o problema?
O grande problema está na ação do açúcar sobre o nosso organismo.
Sonia Hirsh em seu livro "Sem Açúcar, Com Afeto", explica que quando sentimos fome é um sinal de que a taxa de glicose no sangue baixou e tudo o que comemos se transforma em três coisas: proteína e gordura que constrói células e tecidos e glicose que se transforma em combustível para o corpo.
Para encurtar o enredo basta dizer que a glicose faz um belo caminho pela corrente sanguínea e pâncreas, libera insulina para ajudá-la a entrar nas células, segue pelo fígado, junta glicose e insulina para produzir glicogênio, uma fórmula energética, que fica à disposição do corpo para quando for preciso.
Se o estoque de glicogênio ficar muito baixo vem o cansaço e fraqueza.
Se o estoque ficar muito alto, o fígado devolve para corrente sanguínea e vira gordura que se acumula nos pneuzinhos da vida...Aumenta taxa de triglicerídeos e colesterol no sangue. Coração e rins passam a ser envolvidos e penetrados por camadas de gordura.
Lá nos intestinos, o açúcar alimenta fungos e vermes e destrói as bactérias que atuam na produção de vitamina B, necessárias à formação do ácido glutamânico que regula nossa atividade mental.
Deu para visualizar um pouquinho do estrago que o açúcar faz dentro da gente consumido em excesso e especialmente o açúcar refinado que junto com tudo isso carrega aditivos químicos?
A querida Sonia ainda fala sobre os estragos que o açúcar, esse docinho inocente, faz no sistema nervoso gerando sonolência, agressividade, dificuldade de concentração.
E além de todo esse "estrago" dentro do nosso corpo, o açúcar "alimenta" também a indústria. Aí tem outro fator: o açúcar dá a sensação de calmaria instantânea. Cai no corpo sem precisar ser digerido de forma complexa. Atua como "eixo" emocional que compensa aquela raivinha do trânsito, aquela briga com o chefe. Um chocolate na TPM, um docinho para compensar o stress.
E assim a nossa vida moderna e corrida vai sendo regada à açúcar, à remédios, médicos e uma sensação horrível de fadiga, de cansaço...
Alimentar-se é algo construído culturalmente e exige um belo esforço da gente mudar padrões culturais e estabelecidos...
Limpar o paladar e acostumar-se com alimentos sem excesso de açúcar é uma beleza! Olha só que coisa: você passa a sentir o sabor dos alimentos, de verdade!
Para degustar um doce mais saudável prefira o açúcar que não passou pelo processo de refinamento (cheio de químicas), tais como o mascavo, demerara, melado de cana.

Aliás, você sabia que 2 colheres de melado de cana têm 272 mg de cálcio, 102 mg de magnésio, 6mg de ferro, 1170 mg de potássio, 24 mcg de selênio e apenas 20 calorias?
Pois bem! Bora lá mudar hábitos e atitudes. Faz muito bem à saúde!

Dra Cristina Martins dá dicas de como evitar o excesso de consumo de açúcar. “Quando for consumir sucos, prefira não adoçar, aprenda a conhecer o sabor natural das frutas. Prefira as frutas da estação, são mais doces e saborosas. Para adoçar chás, cafés, outras bebidas e no preparo de doces, prefira mel, açúcar light com stévia (contém uma mistura de adoçante natural stévia com açúcar branco), adoçantes a base de stévia ou sucralose. Consuma fibras em sua dieta, elas auxiliam no controle da absorção do açúcar. Um exemplo, prefira uma barra de cereais, que contenha pelo menos 3 gramas de fibras, no lugar de um doce preparado sem fibras”.
Outro exemplo de alimento para evitar o açúcar é a biomassa de banana verde, que é um alimento poderoso que ajuda a controlar a glicose e auxilia no emagrecimento. A massa tem um gosto neutro e agradável. Confira algumas receitas com biomassa de banana verde.

http://www.nutcristinamartins.com/search/label/Biomassa%20de%20Banana%20Verde

http://naturebaecia.blogspot.com/

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Barzinho Cultural 05.08.2010

Nesta quinta-feira o Barzinho Cultural tem um ar clássico, com a presença de Edson Ferreira. Ele é cantor e atualmente participa de apresentações em diversos espaços culturais e atua cantando com o Coral e Orquestra Philarmônica Santo Amaro.
Edson é Paulista, e iniciou seus estudos musicais aos 13 anos com a Maestra Silvia Luisada. Aos 19 anos, atuando no grupo teatral A Fúria, buscou o estudo e aperfeiçoamento das técnicas de Canto e Voz com a professora e Maestra Cristina Alemann e Professor Marcos Thadeu (OSESP).
Para completar o time na apresentação, Edson Ferreira conta com a presença do pianista Julho Reis.
Este que atualmente participa de concertos, como pianista e trompista, além de compor músicas de câmara e fazer arranjos musicais.
Também Paulista, iniciou seus estudos musicais em piano aos 12 anos com o professor Givaldo Sidra, posteriormente na ULM (Universidade Livre de Música) onde curso trompa.
No nosso Prato da Noite, teremos um delicioso Rondeli de Espinafre. Creme de Abóbora.
Acompanhado com Batida de Champagne de pêssego, vinho quente e outras especialidades.






Patrocínio: Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo - VAI 2010


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O que você come pode salvar a Terra

Quando você escolhe alimentos transgênicos, peixes que não correm risco de extinçãoe exige que a carne que você coma não venha de áreas desmatadas, está ajudando a cuidar do planeta.
Com hábitos de alimentação saudáveis, você pode pressionar o mercado a agir de forma responsável em relação ao meio ambiente.
Além disso, pode exigir que o governo não libere mais alimentos transgênicos, zere o desmatamento e crie áreas marinhas protegidas, fundamentais para a manutenção da vida marinha.

Do sertão paraibano, a equipe do Greenpeace trouxe o exemplo da biodiversidade ameaçada pela liberação do arroz transgênico: o arroz vermelho. Se a CTNBio, órgão do governo responsável pela liberação dos transgênicos, atender o pedido da Bayer e aprovar o arroz transgênico quem vai sair perdendo são as comunidades rurais paraibanas, a culinária tradicional, a biodiversidade e acima de tudo, o planeta.
http://www.flickr.com/photos/greenpeacebrasil/3996489082/in/set-72157622550826266/

Assista ao vídeo sobre o "Arroz Vermelho".
http://www.youtube.com/watch?v=Jk6VQRXyKmI

http://www.greenpeace.org.br/transgenicos/semana/